quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Um Mar de Casas

Atenas está longe de ser uma cidade bonita e é, quanto muito, um gosto adquirido. Recuando dois meses no tempo, o meu primeiro sentimento em relação a Atenas foi, claramente, de medo. Medo próprio de quem se vê às 01.30 da madrugada, sozinho, de malas espalhadas no meio de uma rua estranha e de aspecto duvidoso.

Aspecto duvidoso e estranho que, passado o medo, se traduziu num sentimento de repugnância pela diferença e pobreza.

Dois meses passaram desde que cheguei e, embora não esteja fascinado e queira viver aqui o resto dos meus dias, posso pensar em lugares piores para se viver. Darfur ou o Quénia, por exemplo.

Foi assim que – do medo à indiferença – me apercebi que as aparências realmente podem iludir e que, na Grécia é preciso ser-se grego para aproveitar a experiência.

Atenas. Não há palavras para definir a (des)organização urbanística desta cidade.

Da direita para a esquerda, pode-se ver parte dos Jardins Nacionais (na mesma direcção mas mais perto fica Kolonaki), o Estádio Kallimármáro, a zona de Pagrati e lá longe (onde estão os raios de sol) a zona de Glyfada.






Streffi Hill e, à esquerda, a zona de Exarhia.









À esquerda da antena e imediatamente antes da Acrópole está a zona de Monastiraki e, nessa direcção, mas mais próximo fica Panepistimio (a cidade universitária). À esquerda da imagem fica Syndagma e o Parlamento (o edificio grande e amarelo que fica colado aos jardins Nacionais). Ao longe, um bocadinho à direita na direcção da Acrópole vemos o Pireu.




Zona de Omonia e Metaxourgio. São as piores zonas da cidade. A melhor descrição que ouvi foi de um manager da empresa: "You don't see any greeks here! You just see crazy Nigerian bitch hookers and Egyptian pimps looking like shit!" Não é assim tão mau, mas fica feito o aviso: SE ÉS TURISTA podes riscar esta área do mapa.





Subjectivamente, a melhor zona de Atenas. Ampelokipi. Não porque seja onde está a minha casa (bairro à esquerda do edificio grande na imagem) mas porque é onde fica a Leoforos Alexandras (A AVENIDA) - casa do Panathinaikos.




Sem comentários: