terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ήπειρος

A região do Épiro faz fronteira com a Albânia e poderia parar a minha discrição por aqui que estaria tudo dito. Já sabia que em Atenas há muitos albaneses (ao ponto das línguas oficiais nos multibancos serem o grego, o inglês e o albanês) mas no Épiro há simplesmente mais albaneses do que gregos. Os próprios gregos que aí vivem parecem-me albaneses.

É uma região BELÍSSIMA em termos de paisagem natural e vida selvagem. Em Zagori só apetece encher os pulmões de ar. Brutal para limpar a porcaria que Atenas tem enfiado aqui para dentro. O único problema é que as estradas são uma MERDA. Fui alertado por vários colegas gregos para os perigos das estradas nesta zona; que era a zona com mais sinistralidade na Grécia, que as condições das estradas eram más, que a visibilidade era quase nula devido ao microclima da área, que eram as primeiras a ser cortadas em caso de mau tempo, que mesmo no Verão eram perigosas, que só condutores experientes como camionistas se atreviam a utilizá-la no Inverno e por aí adiante. Em particular uma que tem o sugestivo nome de Κατάρα (maldição, em português).

Repeti para mim mesmo o nome umas quantas vezes e tomei nota mental. Afinal, não se deve brincar com superstições.

Sem saber bem como fui parar exactamente a essa estrada e juro que não sei por onde andei durante umas boas 2 horas porque eu não via nada a não ser aqueles sticks fluorescentes enterrados na neve. E tenho a nítida sensação de que vi um lobo e um urso à beira da estrada a olharem para mim com os olhos a brilhar.

Ioannina até pode não ser a melhor cidade do Mundo mas dadas as circunstâncias (ter escapado são e salvo da KATARA!) foi o que me pareceu.

Dodoni foi grande cenário! E conhecemos um pastor que ficou tão admirado de ver turistas por ali naquela altura do ano que resolveu oferecer queijo (i.e. procurem por feta em Portugal e vejam qual é a marca).

Seguiu-se uma descida ao Inferno em Nekiomanteo e a ascenção divina em Parga. Muito poético.



Garganta de Vikos








Ponte de pedra para animais em Zagori










Ioannina







Dodoni







Nekiomanteo aka Oráculo dos Mortos aka Inferno

Reparem na figura sinistra do lado direito... este lugar tem poderes!



Sempre disse que pelo Benfica até vou ao Inferno.




Parga


1 comentário:

Deixem jogar o Mantorras disse...

Então e o que achas da nova contratação do PAO? é desta que mudas de clube?

andas aí na Grécia com uma granda camisola!