domingo, 9 de março de 2008

Carnaval

Não sou um grande fã do Carnaval. Todo o conceito das máscaras e da palhaçada parece-me ridículo e despropositado quando as pessoas já fazem tão bem o papel de palermas no seu dia-a-dia.

Mesmo quando era mais pequeno, nunca liguei muito ao Carnaval. Gostava das mega guerras de balões de água que se faziam no meu bairro, mas apenas porque era uma boa desculpa para me sujar, correr e andar à porrada. Preferia andar a jogar à bola e imitar as jogadas do Maradona ou do Cantona, que eram outras formas muito mais interessantes de fantasia.

Lembro-me de me ter mascarado apenas num ano. Tenho a certeza que nos outros anos também me mascarei de Zorro, de Homem-Aranha, de Super-Homem ou qualquer outra coisa desse tipo, mas esta é a única máscara de que realmente me lembro de tão ridícula e despropositada que era. Devia ter uns 7 ou 8 anos e foi uma vizinha, de quem gosto muito, que teve a infeliz ideia. Lembro-me de pormenores, engraçados para mim mas aborrecidos para qualquer outra pessoa, então, imagino que esta tenha sido uma experiência formativa bastante importante.

É bem possível que eu tenha sido a única criança de 7 ou 8 anos do Mundo, em toda a história da Humanidade, a ser mascarada de Elton John.

É talvez por isso que agora, subconscientemente, o Carnaval me pareça sempre uma coisa ridícula e despropositada. Obviamente que, com 7 ou 8 anos, não fazia a mínima ideia de quem era o Elton John e, na minha típica aproximação monomaníaca às coisas, o mais provável seria não perceber qual o drama em estar mascarado de cantor homossexual adulto, mesmo que me explicassem (com 7 ou 8 anos o meu único drama era conseguir dar 20 toques numa bola de futebol sem ela cair no chão).

A verdade é que, por ser bastante tolerante, há poucas coisas que me entusiasmam verdadeiramente.

Agora na Grécia continuo a não ligar muito ao Carnaval, o que não me impede de gostar das festas de Carnaval a que vou e de ver a reacção das pessoas ao dizer que estou mascarado de Hélio Mandraki Fischer von Erlach Péricles. Antes isso do que de Elton John.

1 comentário:

Simãozinho, o Bife disse...

Para andares engalfinhado com mocinhas, já passas a gostar mais do carnaval né heheh. A folia é sinónimo de deboche, e isso é sempre bom :)
Aquele abraço