segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Trevo Mágico

Foram os gregos que inventaram a filosofia, o desporto, a democracia e que de uma forma consensual formaram a base daquilo a que hoje chamamos civilização ocidental. Também nos deram a pedofilia, a paneleirice em geral, um alfabeto complicado, discos da Nana Mouskouri, do Demis Roussos e disso não precisávamos, obrigado.

À primeira vista os gregos são um povo que gosta de dar, mesmo que os outros não queiram receber.

Como os portugueses, são heróis do mar, gajos de barba rija que gostam de andar à porrada mas ao mesmo tempo uns líricos que se deram ao trabalho de desenvolver uma cultura e identidade decentes. Acho que, no fundo, é mais aquilo que nos une do que nos separa e, por isso, parto com a convicção de que vou fazer da Grécia a minha segunda pátria.

O primeiro passo já foi dado ao eleger o Panathinaikos como o meu clube na Grécia; não tive dúvidas depois de ver este vídeo no YouTube:


A letra é a única coisa que sei dizer em Grego e anda a martelar-me na cabeça. Traduzido em português, é qualquer coisa assim:

“É um trevo mágico, quero prová-lo um bocadinho, para sonhar com o meu PAO e gritar até Deus ouvir: meu panatha, amo-te, estou agarrado a ti como heroína, como narcóticos, como haxixe, como lsd, por ti PAO o mundo todo está ressacado. Meu panatha, meu panatha, amo-te, amo-te, onde quer que jogues eu te seguirei, eu te seguirei, PAO aqui, PAO aqui, PAO ali, PAO ali, onde quer que jogues estaremos sempre juntos, sempre juntos.”

Um povo que vibra assim num simples jogo de basquetebol (é que nem é de futebol!) e escreve poesia em cânticos de claques só pode ser gente fixolas. E é para lá que eu vou amanhã.

6 comentários:

Gisela disse...

E eu vou seguir este blog com a minha alma... Só ja me teres posto a ouvir grego outra vez, já tou com a lagrima no canto do olho e com um sorriso de orelha a orelha...

Έχετε τη διασκέδαση!

Deixem jogar o Mantorras disse...

Força aí João!! acho é que devias ponderar essa ideia de apoiar um clube verde...deviam existir razões mais fortes do que este cântico. Eu afinal já não vou para Angola...fui mudado para a Argentina.
Grande abrazo!

Unknown disse...

GRande joão!! :)

Mas vê lá uma coisa importante...

Aquilo é verde e branco, certo?!?!

E qual é a mascote? por acaso não é um leão?? eheheh

Essa mudança de cores de vermelho benfiquista pa esse verde sportinguista vai suscitar duvidas noutros... :P

Tisha disse...

lololol Joãozinho tu porta-te bem por aí! Tens que dar o exemplo do que é a Nata da Nata.

Beijinhos grandes *

JPL disse...

Obrigado Pessoal! Espero que esteja a correr tudo bem com vocês também.

Gisela: Brevemente vou despejar mais uma catrefada de coisas... espero não te desapontar!

Chico: O clube é verde mas a alma é benfiquista (o Olympiakos é como o Porto e o AEK como o Sporting). Fico contente por ires para a Argentina (Andes? tás bem arranjado!)

Ganda Bart!: É um trevo de 4 folhas!!!!!!!!!!!!!

Patrícia: Desculpa por não te ter dado os parabéns mas estou a ter problemas em enviar mensagens através do C11 :-)

Anónimo disse...

eu n te disse que essa musica era linda? eu sou mais um adepto do PAO, mas fico-me pelas terras lusas...um dia destes vou aí afzer-te uma visita! grande abraço!