quinta-feira, 29 de novembro de 2007

CASA

Arranjar casa em Atenas foi stressante. Agora que tirei este peso de cima sinto que ganhei uma alma nova. A casa é cara, OK (700€ por mês sem contar com as despesas adicionais de água, electricidade e condomínio que poderão rondar os 100€ - no máximo) … mas é boa. Está estrategicamente colocada na rua LOUIZHS RIANCOUR (29) a 5 minutos a pé da estação de metro de Panourmou, a 8 minutos a pé de Abelokipi (onde fica o Apostolos Nikolaidis - estádio do Panathinaikos) e, desde que fecho a porta de casa, ponho-me no trabalho em 20 minutos.

É um prédio antigo mas a casa está totalmente renovada e mobilada (quando digo mobilada, só precisei levar a minha escova de dentes). A casa é de um casal grego que vive em Puerto Rico e a senhoria é a mãe de um deles. É uma velhota simpática e embora não perceba nada do que me diz parece não se importar com isso… é uma comédia! De qualquer forma, já me instalou uma máquina de lavar roupa sem encargos adicionais e já se prontificou a tratar da limpeza da casa.

Com tudo resolvido em relação à casa, estou praticamente estabelecido mas estive a ver a vida a andar para trás porque não foi fácil encontrar casa no estrangeiro para arrendar por 8 meses e pouco numa cidade onde não conhecia nada.

Em particular, os gregos são uns sacanas aproveitadores que tentam endrominar a toda a hora. Se os portugueses são chicos espertos então à que inventar uma palavra para estes sócios. Não há pachorra. Falam, falam e não dizem nada. São desconfiados e criam problemas onde eles não existem. A forma como está mobilada para arrendar é uma raridade em Atenas e juntando ao facto de que apenas demorei uma semana a encontrá-la deixa-me contente. Havia soluções mais baratas mas tendo em conta que há 2 quartos e 3 camas tenho sempre a possibilidade de subalugar a casa. Sinto-me bem na casa e isso é o mais importante.

O meu conselho, para quem está à procura de casa no estrangeiro, é que encontre alguém que fale a língua para servir de interlocutor e, se forem trabalhar, peçam a uma das secretárias ou algum colega para vos fazer os contactos. Faz TODA a diferença se vos apresentarem como alguém que vai trabalhar para uma empresa ou um estrangeiro que caiu ali de pára-quedas!

Mudei-me ontem, no dia 28/11/2007, uma quarta-feira (dia do Benfica-Milão que acabou 1-1 com aquele golaço do Maxi Pereira!). Não consegui ver o jogo em directo mas sábado vou ver o Benfica-Porto porque aqui transmitem pelo menos um jogo em directo da liga portuguesa todas as semanas.

Sem comentários: