domingo, 24 de fevereiro de 2008

Observando as Estrelas da SuperLeague Ηελλαδα


1. Μάριο Γκαλίνοβιτς
Terceira escolha da selecção croata e, actualmente, titular do ΠΑΟ. Faz da estampa fisica, posicionamento e concentração as suas principais características. Tem um estilo sóbrio e não costuma comprometer. Já não é novo (31 anos) mas não o conhecia antes de vir para Atenas (fez carreira em clubes croatas de média dimensão). Foi uma agradável surpresa.





29. Μίκαελ Νίλσον
Internacional Sueco. Costuma jogar a lateral direito mas é bastante polivalente e também pode jogar no centro da defesa e no meio-campo. É forte fisicamente e no corte. Procura muitas vezes o choque e o contacto fisico. Normalmente não arrisca nas subidas mas é muito certinho no passe curto. É fundamentalmente um jogador de equipa.






8. Γιάννης Γκούμας
Goumas. Capitão de equipa. 32 anos. Carismático. Formado nas escolas do ΠΑΟ e desde 1994 na equipa principal incorpora a mística do Horto Magiko. É duro no corte, bom na marcação e no jogo aéreo. Marca bastantes golos para um defesa central e é um habitué da selecção grega.







3. Γιόσου Σαριέγκι
Basco. Outro jogador que nunca tinha visto jogar. É contratação para este ano e, pessoalmente, acho que é o melhor parceiro para o Goumas no centro da defesa. A alternativa é o Nasief Morris, o outro central de raíz do plantel. Tem 1.90 mas é demasiado leve para a altura que tem. É o tipo de central que joga na antecipação e gosta de sair com a bola controlada. Tem um estilo parecido ao do sul africano Morris, mas comete menos erros infantis.





31. Νίκος Σπυρόπουλος
Com 24 anos é considerado o melhor lateral esquerdo grego. Esteve suspenso 2 anos por um controle anti doping positivo que mais tarde se atribuiu a "causas naturais". Foi transferido do Panionios em Janeiro e tem tudo para fazer uma grande carreira no ΠΑΟ e na selecção grega. Vejam-no no EURO 2008.







4. Μαρσέλο Μάτος
Falou-se no interesse do Benfica neste cabeça de área brasileiro quando ainda jogava no Corinthians e do que tenho visto aqui não teria sido uma má contratação. Não é um ladrão de bolas puro mas faz circular muito jogo e é inteligente a jogar. Controla bem os ritmos de jogo e raramente perde uma bola ou faz um mau passe. É titular indiscútivel do ΠΑΟ e fala-se numa grande equipa Inglesa para a próxima época... Manchester Utd.





21. Γιώργος Καραγκούνης
Grande jogador e grande símbolo do clube. Formado nas escolas do clube é um dos preferidos dos adeptos. Em muitos sentidos é o Rui Costa do ΠΑΟ.








14. Δημήτρης Σαλπιγγίδης
Outro jogador do ΠΑΟ sobre o qual o Benfica manifestou interesse no passado. Rato atómico. Rápido e goleador. É mestre nas diagonais sem bola e a bater a armadilha do fora de jogo. Internacional grego.








10. Εζέκιελ Γκονζάλες
Nome de guerra: Eki. Argentino. Nº10 (que eu poria a jogar do lado esquerdo no lugar do Ivanschitz). Craque: técnica, visão de jogo e picardia fazem-no (a par do Karagounis e Salpingidis) o favorito dos exigentes adeptos do ΠΑΟ. Muito por culpa de lesões passou ao lado de uma grande carreira.







12. Ελντερ Ποστίγκα
É um jogador altamente irregular que veio para o ΠΑΟ na esperança de ir ao EURO 2008. Espero que o faça porque é sinal de que ajudou o Horto Magiko a sagrar-se campeão.








36. Ματέους Αλμπέρτο Κοντρέιρας Γκονσάλβες Μανούτσο
Ou simplesmente, Manucho. Passada larga, facilidade de remate e potência no cabeceamento é o avançado de quem se fala, e a pergunta impõe-se, onde é que andavam os olheiros do Benfica?








4x1x3x1x1
Treinador: João Luzio.
No banco teriamos;

Malarz, um GR polaco excêntrico e com mais queda para a comédia do que para o futebol;
Morris, como alternativa válida para o centro da defesa;
Vyntra e Fyssas como alternativas válidas para as laterais;
Simão, um moçambicano de 19 anos que tem jogado bastantes vezes e com alguns bons pormenores (é essencialmente um recuperador de bolas);
Tziolis, outra boa solução para o centro do meio-campo defensivo. Alto (1.90) e forte ganha muitas boas de cabeça nos pontapés de baliza adversários. Jovem (22 anos) está às portas da selecção grega mas primeiro terá que tornar-se indiscutível no Panathinaikos;
Ninis, um médio ala direito de 17 anos que é uma grande promessa (tem uma cláusula de 15M € !!!);
Seric, opção para todas as posições do lado esquerdo;
Ivanschitz, o "Beckham austríaco" só que esquerdino e com metade da qualidade. Quase sempre uma das primeiras escolhas do José Peseiro;
Dame N'Doye, ex-Académica de Coimbra tem sido quase sempre primeira escolha. Rápido e goleador, tanto pode jogar nas alas como sozinho lá na frente;
Papadopoulos, faz parte do núcleo duro de jogadores do ΠΑΟ. É um número 9 tradicional.

1 comentário:

Deixem jogar o Mantorras disse...

O Postiga a titular??? essa equipa só pode ser muito muito fraquinha...